A doença causada pelo novo coronavírus têm alguns sintomas semelhantes a outras enfermidades e pode confundirInfelizmente, não para de crescer o número de pessoas infectadas pela doença do momento, a covid-19, causada pelo novo coronavírus.
O problema é que essas três enfermidades podem causar reações parecidas no organismo humano, e isso pode deixar muita gente confusa.
O Ministério da Saúde criou uma cartilha explicando quais sintomas são mais comuns e os que são mais raros em cada uma dessas três doenças.
Confira abaixo alguns sintomas :
QUANDO A TOSSE É PREOCUPANTE? COM CATARRO É PIOR OU SECA?
Febre, cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sente dificuldade para respirar. Outros sintomas que podem aparecer são fadiga, dor articular, arrepios, náusea ou vômito, nariz entupido, tosse com sangue e olhos inchados.
Pesquisadores apontam que, em média, as pessoas demoram cinco dias para apresentar os sintomas do novo coronavírus após serem infectadas. No entanto, a doença pode ficar incubada até duas semanas depois do contato com o vírus.
O que a tosse pode indicar?
Desde um simples resfriado até a covid-19. Isso porque, assim como outros vírus respiratórios já conhecidos, o novo coronavírus ataca as vias aéreas e acaba provocando sintomas semelhantes. “Só o exame pode identificar a doença”, diz o especialista.
Há pessoas infectadas pelo coronavírus, mas sem tosse?
Sim. Há também quadros sem tosse, por isso não existe uma regra específica. “Ao sinal de qualquer doença respiratória, permaneça em casa, em isolamento, não precisa ter só febre ou só tosse, não importa o sintoma”, alerta Kfouri.
Como posso aliviar a tosse?
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano, é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), e uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.